O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do
Consumidor recuou 1,9% em novembro de 2011, atingindo o patamar de 100,2
pontos. Como pela sua metodologia de construção o indicador tem a propriedade
de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de
antecedência, a sua recente sequência de quedas sinaliza que o cenário para a
inadimplência do consumidor em 2012 será mais favorável do que o ocorrido no
ano passado.
Assim, se em 2011 presenciamos uma contínua deterioração dos níveis de
inadimplemento dos consumidores, em 2012 deveremos notar, inicialmente,
estabilização e, posteriormente, recuo gradual da inadimplência das pessoas
físicas.
O aumento de 14% do salário mínimo, a diminuição da inflação, o patamar
historicamente baixo das taxas de desemprego, a atual trajetória de redução das
taxas de juros e o crescimento mais moderado do endividamento deverão
contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas ao
longo de 2012, salientam os economistas da Serasa Experian.
Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das
Empresas caiu 1,3% em novembro de 2011, o quarto recuo mensal consecutivo
deste indicador, fazendo-o atingir o patamar de 98,3.
As perspectivas de novas reduções da taxa Selic, barateando o custo
financeiro para as empresas e reativando o dinamismo da economia, a melhora
esperada para os níveis de inadimplemento dos consumidores e o impulso extra
aos negócios dado pelas eleições municipais deste ano deverão contribuir para
reverter o atual momento de inadimplência mais elevada das empresas, observam
os economistas da Serasa Experian.
Fonte: Jornal do Brasil
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