quinta-feira, 26 de abril de 2012

INDICADOR DE INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR

Inadimplência do consumidor inverterá trajetória de elevação em 2012
Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 1,9% em novembro de 2011, atingindo o patamar de 100,2 pontos. Como pela sua metodologia de construção o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, a sua recente sequência de quedas sinaliza que o cenário para a inadimplência do consumidor em 2012 será mais favorável do que o ocorrido no ano passado.
Assim, se em 2011 presenciamos uma contínua deterioração dos níveis de inadimplemento dos consumidores, em 2012 deveremos notar, inicialmente, estabilização e, posteriormente, recuo gradual da inadimplência das pessoas físicas.
O aumento de 14% do salário mínimo, a diminuição da inflação, o patamar historicamente baixo das taxas de desemprego, a atual trajetória de redução das taxas de juros e o crescimento mais moderado do endividamento deverão contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas ao longo de 2012, salientam os economistas da Serasa Experian.
Empresas
Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas caiu 1,3% em novembro de 2011, o quarto recuo mensal consecutivo deste indicador, fazendo-o atingir o patamar de 98,3.
 As perspectivas de novas reduções da taxa Selic, barateando o custo financeiro para as empresas e reativando o dinamismo da economia, a melhora esperada para os níveis de inadimplemento dos consumidores e o impulso extra aos negócios dado pelas eleições municipais deste ano deverão contribuir para reverter o atual momento de inadimplência mais elevada das empresas, observam os economistas da Serasa Experian.
Fonte: Jornal do Brasil



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